Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Viguiera corumbensis Malme EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 04-04-2012

Criterio: B1ab(iii)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

A espécie é endêmica do Estado do Mato Grosso do Sul e restrita a uma EOO de 1.041,36 km². Foram identificadas três situações de ameaça para V. corumbensis, que sofre com o declínio da qualidade do habitat por conta da atividade mineradora presente no seu local de ocorrência. Recomendam-se estudos populacionais e monitoramento.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Aldama corumbensis (Malme) Magenta & Pirani;

Família: Asteraceae

Sinônimos:

  • > Viguiera corumbensis ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Dados populacionais

​Espécie rara, ocorrendo apenas no oeste do Estado de Mato Grosso do Sul (Magenta, 2006).

Distribuição

Ocorre na região da serra da Bodoquena, Miranda - MS (Magenta, 2006).

Ecologia

Erva a subarbusto, presente em bordas de cerrado da Serra da Bodoquena, higrófila, fértil de março a abril; fértil de março a abril (Magenta, 2006).

Ameaças

1.3.1 Mining
Incidência local
Severidade very high
Detalhes A localidade do Morro do Urucum, Corumbá - MS tem sido explorada por empresas de mineração de ferro e manganês desde a década de 70, sendo a principal ameaça nas serras desta região (Tomas et al. 2010).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Espécie citada no Anexo I da Lista de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção do Brasil (MMA, 2008) e na Lista da Biodiversitas da Flora Ameaçada de Extinção, na categoria "Em perigo" (EN) (Biodiversitas, 2005).

5.7 Ex situ conservation actions
Situação: on going
Observações: De acordo com Biodiversitas (2005) a espécie necessita ações de conservaçãoex situ.

Referências

- MAGENTA, M.A.G. Viguiera Kunth (Asteraceae, Heliantheae) na América do Sul e sistemática das espécies do Brasil. Tese de doutorado. : Universidade de São Paulo, 2006.

- VASCONCELOS, M.F.D.; LOPES, L.E.; MACHADO, C.G.; RODRIGUES, M. As aves dos campos rupestres da Cadeia do Espinhaço: diversidade, endemismo e conservação. Megadiversidade, v. 4, n. 1-2, p. 197-217, 2008.

- TOMAS, W.M.; ISHII, I.H.; STRUSSMANN, C.; NUNES, A.P.; SALIS, S.M.; CAMPOS, Z;/ FERREIRA, VL.; BORDI. Borda Oeste do Pantanal e Maciço do Urucum em Corumbá, MS: Área Prioritária para Conservação da Biodiversidade. , 2010.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Viguiera corumbensis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Viguiera corumbensis>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 04/04/2012 - 20:53:06